Conceito de tecnologia


Tecnologia

Téchne       logos
Arte de saber fazer algo com razão; raciocínio.

As Tecnologias estão presentes em todos os momentos de nossa vida, desde que nascemos até hoje, nos ajudando a resolver os problemas e facilitando nosso dia a dia, mas nem sempre é utilizada conforme seu objetivo inicial, podendo apresentar aspectos positivos e negativos, a partir do momento em que a colocamos em prática e a utilizamos. Uma das primeiras invenções criadas pelo homem foi a descoberta do fogo que possibilitou aquecimento nos dias frios, proteção contra animais selvagens e também facilitou o preparo de alimentos; e hoje sua utilização está muito além disso, o homem encontrou outras formas de utilizá-lo, como sendo por exemplo a primeira fonte de energia descoberta.
Para Kenski (2012, p. 24), o conjunto de: [...] conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de “tecnologia”. Para construir qualquer equipamento - uma caneta esferográfica ou um computador -, os homens precisam pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Ao conjunto de tudo isso, chamamos de tecnologias.


A tecnologia tem um sentido amplo em seu conceito não se limitando apenas em criações físicas e materiais, mas também em elementos intangíveis e imperceptíveis aos olhos humano, como a linguagem, os símbolos a escrita o que os torna uma ferramenta mediadora das relações humanas. De acordo com Sancho (1998) para se diferenciar a tecnologia ela classificou em três grande grupos: Instrumentais,Simbólicas e Organizadoras:


As tecnologias não apenas possibilita ao homem a transformação de seu meio, mas também a sua transformação, pois suas ações se tornam mediadoras de suas invenções.
Através de uma criação tecnológica outras são desenvolvidas.Tudo que é produzido pelo homem em sua dimensão social e cultural é Tecnologia. Ela altera o modo de vida de acordo com o tempo histórico, e as necessidades daquele momento. Como por exemplo a criação dos automóveis que surgiu a partir de outras invenções para suprir a necessidade de uma locomoção mais rápida e com conforto. Porém essa criação também trouxe consigo aspectos negativos como a poluição dos ares, a poluição sonora, os acidentes e os congestionamentos estressantes.
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Sendo assim, a tecnologia traz consigo o conceito de ambivalência e paradoxo pois ao mesmo tempo que favorece algumas pessoas pode prejudicar outras, causando uma dúvida em relação a sua utilização.



“Não podemos negar que o advento de certas tecnologias, como os telefones móveis e as redes sociais [...] tornaram a vida do homem mais fácil, possibilitando a comunicação, envio em tempo real de informações em vários formatos. Entretanto uma análise de cunho mais filosófico nos levaria, inevitavelmente, a inúmeras conjecturas sobre nossa dependência com tal artefato, com nossa real incapacidade de vivermos e habitarmos neste planeta sem a presença dele, o que nos torna, de certa forma, dependentes de uma tecnologia. (MELLO e MORAES, 2017, p. 07).


Influência da tecnologia na educação infantil
A tecnologia educacional é uma ferramenta que está ao nosso favor na atualização dos mecanismos de início. Já o quadro,as quatro paredes e o discurso de professor já não são suficientes para prender a atenção do aluno.

Entretanto percebemos que essa tecnologia aparece de forma inibida mas quando utilizada de boa maneira e  com suas devidas explorações promove um maior desenvolvimento socioeducativo e melhora o acesso a informação.
Um grande benefício da tecnologia na educação se deu pela surgimento do  computador e o acesso a internet, pois pode levar o aluno a lugares onde ele jamais chegaria, propicia o acesso a biblioteca internacionais, pessoas de outras culturas, vídeos sobre o passado e até mesmo sobre o futuro. Com isso se estímulo o aluno a querer cada vez mais, pois com a curiosidade aguçada os caminhos se tornam bem mais acessíveis, tornando o aprendizado em uma troca de experiências entre o professor e o aluno.
O uso dessas tecnologias trouxe mudanças significativas na forma de ensinar, as vantagens são inúmeras.


De acordo com Moran (2007) “as tecnologias chegaram na escola, mas esta sempre privilegiou mais o controle, a modernização da infraestrutura e a gestão do que a mudança. Enfatizamos aqui o desafio constante, ainda neste campo,que é superar a visão de que as tecnologias na escola são ainda reservadas a alguns eleitos que possuem domínio das funções técnicas e que entendem o funcionamento das máquinas ou aparelhos”

A tecnologia educacional deve ser entendida como uma ferramenta aliada para o ensino, em benefício a educação, complementando o conteúdos e auxiliando os bons profissionais da área, potencializando assim a forma de ensinar. Diante do exposto acima conclui-se que ao utilizar as tecnologias como ferramentas pedagógicas,auxilia o aluno em no processo de construção de conhecimento, sendo de extrema importância a capacitação e a inclusão digital do professor, pois o mesmo é tido como uma figura central da mediação do saber.








Curiosidades sobre Tecnologia

A invenção do relógio
O primeiro relógio mecânico do mundo surgiu na China, em 725. Na Europa, ele demorará ainda quinhentos anos para aparecer. Foi por volta do século XIII, que surgiram os primeiros relógios mecânicos inaugurando a marcação de um tempo novo, com horas teoricamente iguais. Os historiadores acreditam que o estímulo para o desenvolvimento do relógio mecânico tenha nascido pela exigência da disciplina nas tarefas cotidianas nos mosteiros medievais.  A pontualidade era uma virtude rigorosamente prescrita e o atraso ao serviço divino ou a uma refeição era punido. As demandas advindas do desenvolvimento urbano e mercantil reforçaram a necessidade de marcar e regular o tempo.
Os primeiros relógios não tinham nem mostradores nem ponteiros e limitavam-se a marcar as horas canônicas: eram comparáveis aos sinos, tanto que o termo inglês clock (relógio) é muito próximo do alemão glocke e do francês cloche, que significam, justamente, sino.
Os relógios europeus mais antigos que se tem notícia foram desenvolvidos na abadia de Saint Albans, Inglaterra, durante a década de 1330 e no mosteiro de Pádua, Itália, entre 1348 e 1364. Mas eles não existem mais, só restando descrições detalhadas de sua construção.
O relógio da Catedral de Salisbury, na Inglaterra, datado de 1386, é considerado o relógio mecânico mais antigo da Europa em funcionamento.



A invenção do Chinelo

Os chinelos já são usados há milhares de anos, figurando em murais do Egito Antigo de 4000 a.C. Foi encontrado, na Europa, um par de chinelos de folhas de papiro que foi datado como tendo sido fabricado por volta do ano 500. Essas primeiras versões de chinelos eram feitas de vários materiais. Os antigos egípcios usavam papiros e folhas de palmeira. Os massais da África usavam pele não curtida de animais. Na Índia, eram feitos de madeira. Na China e no Japão, palha de arroz era usada. As folhas de sisal eram usadas na América do Sul, enquanto que, no México, se usava Yucca.
O moderno chinelo tornou-se popular nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados retornaram ao país trazendo o Zōri japonês. Na década de 1950, o chinelo se popularizou ainda mais nesse país com a expansão econômica do pós-Segunda Guerra Mundial e o fim da Guerra da Coreia. Nesse processo, o chinelo foi redesenhado e ganhou as cores brilhantes típicas dessa década. Sua popularidade deveu-se a seu conforto e praticidade. Tornou-se popular em lojas de artigos para praia e como calçado de verão.Durante a década de 1960, os chinelos ficaram associados ao estilo de vida praiano da Califórnia. A publicidade destacava sua informalidade e sugeria sua utilização com calções, roupas de banho e roupas de verão. No decorrer do tempo, contudo, as pessoas passaram a usá-los em situações mais formais também.

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