Conceito de Indústria Cultural


Simpsons - Indústria Cultural

Fonte: Luiz Antonio Guerra - Blog do enem


A arte foi transformada em uma rentável forma de propagação do capitalismo, para isto, contam com a ajuda das mais diversas mídias existentes para disseminarem o seu propósito consumista e alienador. Consumidores são meros fantoches do consumismo,e espectadores inertes de toda essa trama capitalista, que usa de todos os métodos para atingir seu objetivo final:o lucro.

GRACIELE PARANHOS


Com o surgimento da indústria cultural houve a padronização da cultura transformando-a em mercadoria, construindo assim uma cultura de consumo, onde os artefatos são produzidos em grande escala tendo por objetivo mais quantidade do que qualidade e isto fez com que a cultura e a arte perdessem sua originalidade, sua exclusividade e a sua autonomia, passando a ser apenas mera repetições e cópias, e sendo vista pela sociedade como uma forma de lazer, entretenimento e diversão.
A indústria cultural faz com que nos tornemos alienados e influenciados pelos padrões e modelos que sugerem que sigamos sem questionar entre o certo ou errado. Ela não tem por intenção promover o conhecimento, pois ao se conhecer mais a respeito de algo isso faz com que levantemos questionamentos, duvidas, criticas e assim nos tornamos capazes de julgar e se decidir pela aceitação daquilo que nos foi imposto ou não.

DANILA DE OLIVEIRA GONÇALVES


O termo Indústria Cultural não deve ser estudado de maneira isolada como somente industria ou cultura, pois somente ambos em conjunto constituem uma ideologia, a mediação destes dois termos encontra-se no próprio objeto e não em conceitos dispersos. Na configuração deste conceito o consumidor não é o sujeito e sim o objeto, para ele será difundida pela ferramenta de propaganda tudo que será produzido pela Indústria Cultural, ou seja, quaisquer tipo de arte padronizada de baixa qualidade produzida em escala industrial visando à base de consumo em massa.
Vivemos na sociedade da imagem e dos padrões “satisfatórios” ou do cansaço e da insatisfação, uma sociedade capitalista onde o ter é mais importante que o ser, tudo se torna relação de troca, onde não existe liberdade de escolha.

ISABELA LUCAS SILVA

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