Investigação, análise e ações positivas de práticas culturais através da utilização das mídias.


O vídeo abaixo tem por objetivo mostrar um cenário cada vez mais comum em nossa sociedade, crianças brincando de ser Youtuber como uma forma de buscar fama e visibilidade almejando padrões impostos como ideais pelas mídias.


 Principais tópicos identificados no vídeo:

·                    Escola como palco e referência
·                    Visibilidade
·                    Tipo ideal (modelo padrão)
·                    Espetáculo
·                    Criança como mercadoria


Ao assistirmos ao vídeo conseguimos identificar alguns aspectos que fazem parte do conceito de indústria cultural, pois a criança brinca utilizando as mídias para expor sua opinião a respeito dos tipos de amigos que tem em sua escola tendo a mesma como um ponto de referência para fazer suas devidas comparações.
As escolas, assim como a internet, tem sido um lugar em que é possível se tornar visível, pois tem um público no qual te aprecia ou te critica, tornando-se cada vez mais um espaço de referência para a iniciação de impregnação cultural consumista.
A mídia impõe um tipo ideal tanto de personalidade, corpo, cabelo entre outras coisas, fazendo com que até as crianças sejam influenciadas por elas, almejando alcançar esse modelo idealizado. Segundo Mirzoeff (2003), “[...] as crianças procuram compor imagens de si mesmas [...]”. Momo e Costa (2010 p.982) descrevem que “[...] crianças ainda muito pequenas manifestam “preocupações” com seus corpos que seriam impensáveis ou inaceitáveis em outros tempos”.

A produção do próprio corpo de acordo com os parâmetros de beleza e juventude postos em circulação pela mídia e pelo consumo parece ser uma das possibilidades para tornar-se um bem a ser consumido.
Diante do exposto acima conclui-se que a mídia passou a ser um fator determinante e influenciador não só no mundo dos adultos mas também na realidade infantil; fazendo com que cada vez mas as crianças estejam inseridas no ambiente dos adultos, reproduzindo seus hábitos e gostos, seguindo os padrões impostos pela sociedade e tentando se inserir nesse contexto social.

Além disso, percebemos que a escola tem sido o primeiro espaço com que as crianças se deparam com diversos tipos de personalidade, onde se espelham em tipos ideais, deixando sua própria identidade para viver como a do outro.




























Ações positivas com as mídias na escola

 Nem todas as mídias são meios de alienação e manipulação, muitas são utilizadas de   maneira positiva   para o aprendizado e construção de conhecimento.
 Este vídeo tem por objetivo desenvolver a capacidade de exemplificação e a inter-relação de   conteúdo   com a realidade dos estudantes, trata-se de um conteúdo acessível e gratuito para   todos a qualquer   momento, em qualquer lugar.
 Escolhemos este vídeo por tratar de um assunto da sociedade moderna atual em que cada   vez mais   estudantes buscam auxílio no Youtube como forma de aprendizado para o Enem e   vestibulares, com   um conteúdo mais descontraído e dinâmico os alunos aprendem mais fácil   e mais rápido, sendo uma   das formas mais utilizadas atualmente como maneira de estudo.
    Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=X0m_x1_i-eY



Comentários